Forum

Parceiros

Saber Caçar

Facebook

Relatos de Esperas
O Campo da Bola PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 15 Abril 2009 21:37

 O acto de fumar durante as esperas nocturnas aos javalis, pelo efeito que eventualmente pode provocar no desfecho de uma destas caçada, este normalmente e como principio, é prontamente repudiado pela grande maioria dos amantes desta modalidade de caça, embora e ainda assim, exista quem o faça despreocupadamente, com alguma frequência e deste modo, mesmo assim, vá conseguindo atingir os seus objectivos cinegéticos, cobrando bons javalis, isto sem grandes dificuldades.
A história que vos pretendo contar, tem exactamente como argumento, o facto de ter conseguido conciliar uma espera, aliás duas esperas, com o verdadeiro acto de fumar, sem que isso consistisse num problema, antes...

Situado num autêntico descampado, o então baptizado "campo da bola", era um cevadouro cuja ubicação tinha resultado de uma mera decisão intuitiva, mas também motivada por um misto de "teimosia"/aposta com o guarda daquela zona de caça e o meu amigo Joaquim Ramalho. Ambos diziam, ou melhor, ambos torceram prontamente o nariz, quando lhes propus que ali fizéssemos um cevadouro, onde mais tarde e por palavras minhas, iria eu, em jeito de compromisso e provocação, matar um navalheiro para que não duvidassem da minha insistência.

Autor: Gilberto Pinelas

Continuar...
 
Noite de Lua Cheia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 13 Abril 2009 21:47

04.09.2009
ZCT Alqueva

Autor: Nuno B.


Depois da lua passada ter corrido bem, decidi à algum tempo não deixar passar esta lua.
Apesar de não ser da minha preferência, a unica noite possivel é a da lua cheia. Nunca tive sorte nestes dias, a minha Khales não precisa de "tanta" luz e a bicharada também não se move com tanto à vontade. Apesar disso as muitas nuvens ajudariam.
Seja como for, depois de 9km de fila na Marateca lá cheguei a queimar ao monte. Ainda com sol mas já muito tarde fomos para o palanque ...quase às 20h00.
Um cevadouro debaixo das botas e outro num angulo dificil para quem é canhoto a atirar não me inspiraram grande coisa.
No inicio da noite o vento que até estava de feição acalmou quase por completo.

Continuar...
 
A Primeira Espera PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 13 Abril 2009 21:43

Dia 5/Abril

Zona de Alcacer

Autor: Luis Montalto


Esta foi a minha primeira espera oficial, pois só tenho acompanhado esperistas com experiencia para aprender com quem sabe...

Pois bem eram 5 palanques eu fiquei no nº2 com o palanque a cerca de 60 metros do cevadouro...
Com algum nervossismo como é obvio mas na esperança que tudo corresse na perfeição...
Fui colocado no posto por volta das 6:30, o tempo estava bom e o vento a correr de feição.....
Por volta das 21:45 e já com um vento mais forte e frio pego nos binoculos para dar uma vista de olhos pelas redondezas e ....voila...lá estava ele parado, ainda ai a uns 10 metros do cevadouro vindo de cima.

Continuar...
 
Uma espera sem javalis PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 13 Abril 2009 21:37

-Dia 3/4/09
-Z.C.T. zona de Mora
-Céu limpo, algum vento e frio
-Nº de esperistas 8
-Javalis atirados 1
- " abatidos 1 (macho +- 80kg sem boca)
Autor: Luis Neto

 

Nesta sexta-feira o grupo das esperas compareceu em força, num total de oito esperistas.
Na noite anterior, dos 4 cevadouros ocupados até ás 00.30h, nada foi visto ou sentido, sendo que na manhâ seguinte 3 encontravam-se mexidos, dois dos quais virados do avesso, como tal decidui-se desta feita esperar até ás 2.00h.

De cerca de uma duzia de cevadouros que temos á nossa disposição só três ou quatro estavam a ser mais frequentemente visitados.Depois de feito um pequeno sorteio, saiu-me em sorte um cevadouro dos mais fraquinhos(no que a esta lua diz respeito), pelo que decidi ir esperar numa passagem perto da casa, onde iriamos pernoitar, dentro da zona de caça.

Actualizado em Segunda, 13 Abril 2009 21:42
Continuar...
 
Muitos Javalis...pequenos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 13 Abril 2009 21:27

- ZCT região de Brotas - Mora
- Dia 1 de Abril
- Céu limpo, alguma aragem e muito, muito frio húmido após a 22h30!
- Tempo de espera: 5h (19h-00h00)
- Porcos avistados: +/- 30
- Porcos atirados: 0

Autor: Nuno Sousa

 

Cerca das 19h dirigi-me ao meu cevador, situado junto a um das charcas da Herdade. Deixei o carro a coisa de 400m e caminhei junto ao arame até ao sobreiro sobre o qual me sentaria numa cadeira de plástico verde préviamente escondida.

Pelo caminho, ainda sem ver o cevador, já se ouvia a "multidão" de bácoros que se "aviavam" de milho à fartazana... Bem o guarda diz que eles gostam do meu milho "aromático"... Devem apanhar cada "bezana", que aquilo não é bem milho com anis, é mais anis com milho! 

É uma espera sem história! Até parece mentira: em coisa de 3 horas contei uns 30 porcos, divididos por 4 varas, 2 delas sem porco adulto! Todos pequenotes, uns maiores, outros mais pequenos, listados, farropos... Um fartote... Aquele que era "preciso" aparecer e tem marcado bem o sobreiro é que resolveu não aparecer!
 

Actualizado em Segunda, 13 Abril 2009 21:37
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Juvenex

Galeria alvorada-pt.com